JOGOS NO NAVEGADOR - Clássicos do Atari estão disponíveis na web

Plataforma Atari Arcade oferece games antigos em nova interface que privilegia as telas sensíveis ao toque
A Microsoft anunciou na semana passada o Atari Arcade, uma série de jogos clássicos -- dos tempos do velho console de videogames Atari -- para internet, com capacidades de multijogador. Os jogos são desenvolvidos em linguagem HTML5 e, assim, podem ser acessados pelo usuário através do navegador de qualquer computador ou dispositivo móvel (como smartphones e tablets). A plataforma online de jogos pode ser acessada no endereço www.atari.com/arcade

O aparelho de videogame Atari 2600 fez bastante sucesso nos anos 80. Foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos, em cartuchos, permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nessa época

Segundo a empresa divulgou em seu blog "Microsoft Insider", o Atari Arcade é uma abordagem atualizada de oito jogos clássicos para Atari. Entre os games estão Pong, Asteroids, Missile Command e Centipede. Todos foram construídos com HMTL5 e suportam disputas com mais de um jogador.

Os novos games "retrô" ganharão mais vida nos computadores com telas sensíveis ao toque que virão com o Windows 8 e o navegador Internet Explorer 10 (que será lançado junto com o sistema operacional da Microsoft em outubro próximo). Os jogos também funcionam muito bem no Internet Explorer 9 em computadores com Windows 7, ou em qualquer outro navegador moderno.

Com o recurso de multijogador do Atari Arcade, o usuário pode competir com seus amigos no Facebook ou seguidores no Twitter em tempo real, em batalhas multiplayer, conquistando pontos e competindo pelo maior placar, como em um fliperama.

"Há 40 anos, jogar exigia um console dedicado. Mas hoje, a web é uma plataforma incrivelmente rica que tem o poder de conduzir jogos e trazer métodos de interação com games totalmente novos, como o toque na tela, que não eram possíveis em um navegador há apenas alguns anos", afirma Nolan Bushnell, fundador da Atari, citado pelo blog da Microsoft. "O que é excitante sobre jogos online é o alcance que eles oferecem. A internet não é uma audiência de centenas ou milhões, mas de bilhões de pessoas que podem ter acesso e aproveitar jogos online", avalia Bushnell.

Criação incentivada

Para desenvolvedores, a equipe criou uma oportunidade de construir seus próprios jogos para a plataforma Atari Arcade. Um kit de desenvolvimento de software Atari está disponível na seção de bastidores para desenvolvedores no site (arcade.atari.com/developers), junto de versões novas e atualizadas de bibliotecas JavaScript (Create.js, Easel.js, Sound.js) e de novos tutoriais para construir jogos em HTML5. Todo o código está disponível no site IE GitHub (github.com/InternetExplorer).

O site para desenvolvedores também mostra um vídeo de bastidores no qual é possível ver como a equipe trouxe jogos de Atari para a internet. Há ainda uma bem-humorada série de tecnologia. Assim como o futuro Internet Explorer 10, que chegará com o Windows 8, a plataforma Atari Arcade é feita para otimizar ainda mais a experiência do usuários com telas sensíveis ao toque. "Nosso objetivo era criar uma experiência que permitisse interagir naturalmente com seus dedos, mouse ou teclado", divulga a Microsoft através de seu blog.

Assim, jogos como o Asteroids mostram o que é possível quando um game clássico de tiro no espaço é combinado com as capacidades avançadas de toque de um navegador como o Internet Explorer 10. Nele, o usuário comanda a nave com o polegar esquerdo, enquanto com o polegar direito acelera a nave e explode asteroides.

Fácil de jogar com os recursos de toque, o game se torna mais do que viciante. De acordo com o blog, jogar com o Internet Explorer 10 em um dispositivo sensível ao toque com Windows 8 oferece uma experiência de jogo de ponta a ponta que se parece muito mais com a de um aplicativo do que com a de um navegador. "Enquanto chovem mísseis sobre sua cidade, seu dedo deve direcionar os canhões enquanto você pressiona a tela rapidamente. Isso é um pouco mais difícil se você usa um mouse", comenta o blog da Microsoft. 

FONTE: Diário do Nordeste
Share on Google Plus

About Max Wenderson

0 comentários: