EMPRESAS: Perfil no Facebook ou Fan Page?


Muitas pessoas empreendedoras têm esta dúvida ao criar uma conta para o seu negócio no Facebook, a mídia social mais abrangente do mundo. Como conhecedor e pesquisador do assunto, quando se trata de um negócio convencional ou de uma página de uma figura conhecida, a opção de criar um perfil pessoal é a pior possível de se escolher (salvo em perfis de pessoas que deixem a ferramenta bem restrita com a opção do botão 'seguir').

Das desvantagens de se criar um perfil pessoal para uma empresa, podemos destacar:

  • A "poluição" na linha do tempo, resultando em uma difícil interação com o público-alvo; 
  • Ao criar um novo perfil e usá-lo, você terá que que desconectar o seu perfil de uso normal, ou então conectar em outro browser ou dispositivo, gerando um contratempo;
  • Criando um perfil pessoal novo, você terá que adicionar muitos contatos, e que se for feito com descuido, o perfil acabará sendo bloqueado, o que dificulta todo o trabalho;
  • O perfil tem limite de 5.000 amigos, então, chegando a esse ponto, teria que ser feito um perfil nº 2;


Em contrapartida, a fan page (comunidade) é muito mais adequada quando se trata de promover alguma empresa, produto ou uma celebridade, onde pode-se notar diversos detalhes positivos, tais como:

  • Não há limites para o número de amigos, no caso na fan page, fãs ou seguidores;
  • Filtragem na linha do tempo: ao estar logado na página, você fica com a "tela livre" para postar seu conteúdo e trocar informações de forma mais eficaz com os curtidores da fan page através do painel;
  • Painel Administrativo: nele você pode editar as informações, convidar os amigos para curtir a página, inserir aplicativos e gerenciar os cargos administrativos;
  • Conexão com seu site ou blog empresarial: através dos plugins do facebook, pode incorporar sua fan page direto do seu endereço, clicando neste link AQUI;
  • Não precisa fazer o "logout" para acessar a página. Como administrador, a pessoa pode atualizar a fan page mesmo usando o seu perfil pessoal.


Para quem já cometeu o equívoco de criar um perfil para a empresa, o problema tem solução: basta convertê-lo em página e os amigos passarão a ser seguidores, o link para fazer o procedimento é este AQUI. Vale lembrar que o processo é irreversível e que todos os dados do perfl serão perdidos. Espero que o artigo tenha sido útil e boa sorte no virtual business.

Paulo Monteiro Jr.
Gerente de Mídias Sociais
Share on Google Plus

About Max Wenderson

0 comentários: