ESTADUAL - ANTES DA HORA

O que os dois clubes não queriam acabou acontecendo: Ceará e Fortaleza se encontram agora nas semifinais
Ceara e Fortaleza tinham planos de se encontrarem apenas na final do Campeonato Cearense.

Bastava ambos fazerem a sua parte, o Leão vencer o Icasa no Estádio Alcides Santos e o Ceará superar o Guarany em Sobral.

Dentro das previsões, apenas 50% deu certo. O tricolor goleou o Icasa, mas o Ceara acabou derrotado pelo Guarany, jogando por terra pretensão velada de ambos. Resultado: agora, os dois irão se enfrentar nas semifinais do Cearense 2013.

De acordo com os calendário da Federação Cearense de Futebol, os jogos das semifinais acontecerão nos dias 5 e 12 de maio.

Confrontos definidos

Após os resultados da 14ª rodadas, ficaram definidos os quatro semifinalistas, que formam os duelos: Icasa x Guarany (S) e Ceará x Fortaleza. Eles se enfrentarão em dois confrontos, conforme o regulamento, que prevê 1º colocado (Icasa), contra o 4º (Guarany/S) e 2º (Ceará) x 3] (Fortaleza). Ainda de acordo com o regulamento da competição, o artigo 15 prevê que o 1º e o 2º colocado têm o mando de campo a seu favor, isto é, farão o 2º jogo em casa. Isto se aplica diretamente para as duas equipes de cidades diferentes.

Um detalhe importante do regulamento, no seu artigo 15 e parágrafo 2º é o seguinte: "Em caso de empate em pontos ganhos entre as duas Entidades de Prática na fase semifinal, o desempate para efeito de classificação, será efetuado observando os seguintes critérios: I. Melhor saldo de gols nas duas partidas da fase semifinal; II. Maior número de gols marcados sem o mando de campo na Fase Semifinal (critério usado apenas em caso de entidades de prática de diferentes cidades); III. Melhor campanha na Segunda Fase.

Locais dos jogos

Com o Castelão fechado para receber o show de Paul McCartney, o estádio não poderá receber os jogos semifinais entre Fortaleza e Ceará. O provável lugar para as partidas será o PV, mas a praça esportiva ainda se encontra sem os laudos técnicos que o liberam para receber partidas.

Outra indefinição sobre as partidas entre os maiores rivais do futebol cearense é quanto à divisão de torcidas. Durante a semana, será decidido se os jogos terão duas torcidas ou torcida única. O Fortaleza é o mandante da primeira partida. O Ceará joga por dois empates por ter melhor campanha. O derrotado, além de não ir à final, ficará sem uma vaga na Copa do Nordeste 2014, para a qual vai apenas o campeão e o vice do Estado.

Na quarta-feira, ás 21h50, o Ceará joga contra o ASA em Arapiraca, pela Copa do Brasil, enquanto o Fortaleza terá uma semana de folga para se preparar. Mesmo assim, os tricolores não consideram nenhuma vantagem em ficar esperando.

Semi-finais do cearense 2013

Restam quatro

Terminada a segunda etapa do Estadual 2013, chegou a hora da fase mata-mata da competição. Quem entra com a maior vantagem neste momento é o Icasa, que, por ter obtido a liderança, vai poder decidir as semifinais e, se passar pelo Guarany (S), uma final no Romeirão. Já o Bugre só conseguiu sua vaga aos 44 minutos do segundo tempo da partida contra o Ceará, neste domingo, no Junco. No fim, vitória por 3 a 2. Alvinegros e Tricolores, respectivamente 2º e 3º lugares, terão de se enfrentar antes da finalíssima e, portanto, um dos dois estará fora da edição da Copa do Nordeste de 2014. Os locais dos dois jogos decisivos, marcados para os dois próximos domingos, 5 e 12 de maio, ambos às 16 horas, serão divulgados na quinta-feira, dia 2 de maio, após uma reunião sobre as providências para o Clássico-Rei, na Federação Cearense de Futebol Fotos: Kid Júnior/Kiko Silva/Normando Sóracles-Miséria.com

IVAN BEZERRAREPÓRTER 



Share on Google Plus

About Max Wenderson

0 comentários: